Neste livro, apresentamos uma reflexão em torno da importância da planificação com vista à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Este tema é atual e pertinente, sobretudo porque condiciona a qualidade da aprendizagem. O processo de planificação da aula constitui a antevisão da construção do saber em sala de aula, uma vez que, a partir dele, se preveem as atividades tanto do aluno quanto do professor, as metodologias, os conteúdos, os recursos de ensino e os instrumentos de avaliação a serem utilizados durante o momento pedagógico.
O ato de planificar enobrece o professor e o aluno, pois, na planificação, equaciona-se tudo o que se dispõe, quer em termos de recursos materiais, quer de recursos imateriais (conhecimentos, atitudes e valores), a serem construídos naquela aula.
Tudo isso favorece as linhas orientadoras previamente definidas, que indicam o objetivo que se pretende atingir, as modalidades a assumir para a sua concretização e, por fim, a forma de avaliar todo esse processo, que visa à formação integral do aluno.